Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tanque da partida a álcool esvaziando
14/09/2013, 00:24
Resposta: #1
Tanque da partida a álcool esvaziando
Amigos, tenho um Logan 2013 1.6 8V 13/13 com 2800km rodados e tenho notado que, mesmo abastecendo somente com gasolina (o álcool aqui não compensa), o tanque de partida a álcool está sempre esvaziando entre um abastecimento e outro. Não percebi nenhum vazamento, de todo modo.

Antes de levar na concessionária para eles checarem, vocês teriam alguma dica para me dar?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/09/2013, 00:46
Resposta: #2
RE: Tanque da partida a álcool esvaziando
Olá amigo, tenho um logan 2012, 1.0 e o comprei zero KM, isso aconteceu comigo nos 8 primeiros meses, mas depois normalizou.
14/09/2013, 04:56
Resposta: #3
normalizou ? Curioso apenas depois de 8 meses normalizar.. chegou a testar o sistema ( com 100% de álcool no tanque em dias frios ) pra ver se está injetando na partida ?

No mais, já li casos de erro de interpretação do combustível, sonda lambda travada.. enfim, que causava injeção da gasolina do tanquinho da partida a frio em todas as partidas !! Doideira.. amigo ivvibs, como está o consumo do seu carro ?
14/09/2013, 07:38
Resposta: #4
Esse é o tipo de problema que dificilmente se resolve sozinho.

Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil
Visite nosso Twitter!

Garagem
Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023

Garagens Antigas
Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho
Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata
Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza
Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto
Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013
Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata
14/09/2013, 13:44
Resposta: #5
pra gastar a gasolina do tanquinho sem estar frio, com certeza deve estar injetando o tempo todo e deve ser problemas de algum sensor, termostato, etc.

Logan Expression Hi-Flex 1.0 16v 2011/2012 Cinza Acier Completo
15/09/2013, 15:28
Resposta: #6
Ou pior de tudo, lembram que a nossa "mijolina" tem de tudo, um pouco de alcool, um pouco de outras porcarias e o resto é gasolina, então essa porção de alcool, pode estar informando ao sensor do carro que tem alcool em alguma lugar do tanque, e deve estar acionando um pouco do tanquinho.

O meu logan 2011 mesmo eu não usando alcool no tanque, abastecendo com gasolina, de quando em vez, vou olhar, e o tanquinho está com algum nível mais abaixo que da última vez.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
15/09/2013, 19:07
Resposta: #7
(15/09/2013 15:28)kleo Escreveu:  Ou pior de tudo, lembram que a nossa "mijolina" tem de tudo, um pouco de alcool, um pouco de outras porcarias e o resto é gasolina, então essa porção de alcool, pode estar informando ao sensor do carro que tem alcool em alguma lugar do tanque, e deve estar acionando um pouco do tanquinho.

É o que eu pensei, mas não vejo isso acontecer em outros carros flex com tanquinho.
15/09/2013, 20:39
Resposta: #8
(15/09/2013 15:28)kleo Escreveu:  Ou pior de tudo, lembram que a nossa "mijolina" tem de tudo, um pouco de alcool, um pouco de outras porcarias e o resto é gasolina, então essa porção de alcool, pode estar informando ao sensor do carro que tem alcool em alguma lugar do tanque, e deve estar acionando um pouco do tanquinho.

O meu logan 2011 mesmo eu não usando alcool no tanque, abastecendo com gasolina, de quando em vez, vou olhar, e o tanquinho está com algum nível mais abaixo que da última vez.

vc ta sendo bonzinho: um "pouco" de alcool ??? Tem no minimo 30% de alcool, sendo que desses 30 uns 20% deve ser agua. Pior combustivel do mundo esta aqui neste pais. Basta ver de quem eh o monopolio: uma estatal. Se fosse iniciativa privada, a livre-concorrencia se encarregava de aumentar a qualidade, alem de reduzir o preco.

Logan Expression Hi-Flex 1.0 16v 2011/2012 Cinza Acier Completo
16/09/2013, 09:26
Resposta: #9
O meu no início foi da mesma forma, a cada 2 meses acendia a luz no painel avisando do nível baixo do tanquinho, porem depois de quase um ano isso ficou mais espaçado. Também fiquei intrigado no início.

Alexandre

Logan Avantage 1.0 16V 2011/2012 - Cor: Bege
Florianópolis- SC
16/09/2013, 10:22
Resposta: #10
Senhores, essa é a conclusão que eu chego lendo artigos na internet:
a estratégia de partida a frio utilizando o tanquinho funciona assim: ela memoriza a última condição de funcionamento pela lambda, para que na próxima partida dependendo da leitura anterior da lambda e da temperatura da água de arrefecimento a ECU então aciona o tanquinho.
Lembrando também que em qualquer partida a frio dependendo do quanto está baixa a temperatura a ECU aumenta o tempo de injeção normal nessa situação de acordo com uma tabela que relaciona com a temperatura, enriquecendo a mistura nesta fase em favor do aquecimento inicial do motor.

Não existe um sensor que detecte o combustível dentro do tanque; o que existe atualmente já é outra estratégia:
quando a ECU detecta uma variação significativa no nível do tanque principal quando se volta a ligar o carro logo após um abastecimento, ela entra primeiro em um modo de aprendizado queimando a mistura num fator intermediário aos dois combustíveis que garanta a combustão e o carro poder andar ao mesmo tempo que está analisando, em questão de segundos, e somente neste caso, a leitura da sonda lambda ( normalmente instável em partida a frio, mesmo o carro quente mas ainda em marcha-lenta a lambda é instável por isso ignorada nessa fase quando o combustível ainda é o mesmo, por isso é necessário rodar uns 5km se houver alteração significativa na mistura para que a ECU "aprenda" com segurança qual é a nova mistura de combustível presente no tanque e não só pelo fato do combustível novo ter que preencher toda a linha do sistema ), ou seja, justamente para informar a ECU o mais rápido possível se o combustível é o mesmo ou houve alteração na mistura depois do último desligamento/abastecimento, para rapidamente retomar a estratégia anterior ou adotar progressivamente uma nova ( uns 5km depois ) de acordo com que a sonda lambda 1 está informando.

Na fase de partida a frio a leitura da sonda lambda não será considerada se a ECU não detectar variação considerável no nível de combustível proveniente do último desligamento, ou seja pode empregar o mesmo fator anterior que estará seguro para a combustão.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Luz de injeção e Partida Frio ascendendo de uma Vez Guilherme031 0 1.980 24/11/2023 00:08
Última Resposta: Guilherme031
  Partida longa Logan 1.0 16v 2008 Alexandre Holtz 1 2.860 22/09/2023 19:39
Última Resposta: Alonso58
  Ao abastecer o tanque tranca a bomba smistura 25 101.339 12/07/2023 21:30
Última Resposta: Jason Urias
  sandero 1- partida com dificuldade depois normaliza capistra 0 1.975 10/07/2023 18:48
Última Resposta: capistra
  Partida do Motor Luiz Carlos Freitas Pinheiro 0 2.009 19/05/2023 21:07
Última Resposta: Luiz Carlos Freitas Pinheiro
  Logan 1.6 8v - Não pega na 1ª partida Dayvison 0 2.128 23/02/2023 11:21
Última Resposta: Dayvison
  Carro não acende painel e não dá partida PhillipeCasa 0 5.791 21/08/2021 16:49
Última Resposta: PhillipeCasa
  partida a frio robson 15 51.271 26/07/2021 12:44
Última Resposta: cassioncruz
  Sumindo Muita Gasolina Do partida a FRio Wadson Faria 3 12.678 06/03/2021 12:58
Última Resposta: Rodrigo Bobert
  Carro da partida mas não liga. Gabriel Dias 3 11.320 25/12/2020 17:45
Última Resposta: ricardoelx9308

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes