![]() |
|
Tanque da partida a álcool esvaziando - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: Tanque da partida a álcool esvaziando (/thread-954.html) |
Tanque da partida a álcool esvaziando - ivvibs - 14/09/2013 00:24 Amigos, tenho um Logan 2013 1.6 8V 13/13 com 2800km rodados e tenho notado que, mesmo abastecendo somente com gasolina (o álcool aqui não compensa), o tanque de partida a álcool está sempre esvaziando entre um abastecimento e outro. Não percebi nenhum vazamento, de todo modo. Antes de levar na concessionária para eles checarem, vocês teriam alguma dica para me dar? RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - Allan José de Almeida - 14/09/2013 00:46 Olá amigo, tenho um logan 2012, 1.0 e o comprei zero KM, isso aconteceu comigo nos 8 primeiros meses, mas depois normalizou. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - robson - 14/09/2013 04:56 normalizou ? Curioso apenas depois de 8 meses normalizar.. chegou a testar o sistema ( com 100% de álcool no tanque em dias frios ) pra ver se está injetando na partida ? No mais, já li casos de erro de interpretação do combustível, sonda lambda travada.. enfim, que causava injeção da gasolina do tanquinho da partida a frio em todas as partidas !! Doideira.. amigo ivvibs, como está o consumo do seu carro ? RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - Admin - 14/09/2013 07:38 Esse é o tipo de problema que dificilmente se resolve sozinho. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - logan2012 - 14/09/2013 13:44 pra gastar a gasolina do tanquinho sem estar frio, com certeza deve estar injetando o tempo todo e deve ser problemas de algum sensor, termostato, etc. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - kleo - 15/09/2013 15:28 Ou pior de tudo, lembram que a nossa "mijolina" tem de tudo, um pouco de alcool, um pouco de outras porcarias e o resto é gasolina, então essa porção de alcool, pode estar informando ao sensor do carro que tem alcool em alguma lugar do tanque, e deve estar acionando um pouco do tanquinho. O meu logan 2011 mesmo eu não usando alcool no tanque, abastecendo com gasolina, de quando em vez, vou olhar, e o tanquinho está com algum nível mais abaixo que da última vez. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - ivvibs - 15/09/2013 19:07 (15/09/2013 15:28)kleo Escreveu: Ou pior de tudo, lembram que a nossa "mijolina" tem de tudo, um pouco de alcool, um pouco de outras porcarias e o resto é gasolina, então essa porção de alcool, pode estar informando ao sensor do carro que tem alcool em alguma lugar do tanque, e deve estar acionando um pouco do tanquinho. É o que eu pensei, mas não vejo isso acontecer em outros carros flex com tanquinho. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - logan2012 - 15/09/2013 20:39 (15/09/2013 15:28)kleo Escreveu: Ou pior de tudo, lembram que a nossa "mijolina" tem de tudo, um pouco de alcool, um pouco de outras porcarias e o resto é gasolina, então essa porção de alcool, pode estar informando ao sensor do carro que tem alcool em alguma lugar do tanque, e deve estar acionando um pouco do tanquinho. vc ta sendo bonzinho: um "pouco" de alcool ??? Tem no minimo 30% de alcool, sendo que desses 30 uns 20% deve ser agua. Pior combustivel do mundo esta aqui neste pais. Basta ver de quem eh o monopolio: uma estatal. Se fosse iniciativa privada, a livre-concorrencia se encarregava de aumentar a qualidade, alem de reduzir o preco. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - alexandred - 16/09/2013 09:26 O meu no início foi da mesma forma, a cada 2 meses acendia a luz no painel avisando do nível baixo do tanquinho, porem depois de quase um ano isso ficou mais espaçado. Também fiquei intrigado no início. RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - robson - 16/09/2013 10:22 Senhores, essa é a conclusão que eu chego lendo artigos na internet: a estratégia de partida a frio utilizando o tanquinho funciona assim: ela memoriza a última condição de funcionamento pela lambda, para que na próxima partida dependendo da leitura anterior da lambda e da temperatura da água de arrefecimento a ECU então aciona o tanquinho. Lembrando também que em qualquer partida a frio dependendo do quanto está baixa a temperatura a ECU aumenta o tempo de injeção normal nessa situação de acordo com uma tabela que relaciona com a temperatura, enriquecendo a mistura nesta fase em favor do aquecimento inicial do motor. Não existe um sensor que detecte o combustível dentro do tanque; o que existe atualmente já é outra estratégia: quando a ECU detecta uma variação significativa no nível do tanque principal quando se volta a ligar o carro logo após um abastecimento, ela entra primeiro em um modo de aprendizado queimando a mistura num fator intermediário aos dois combustíveis que garanta a combustão e o carro poder andar ao mesmo tempo que está analisando, em questão de segundos, e somente neste caso, a leitura da sonda lambda ( normalmente instável em partida a frio, mesmo o carro quente mas ainda em marcha-lenta a lambda é instável por isso ignorada nessa fase quando o combustível ainda é o mesmo, por isso é necessário rodar uns 5km se houver alteração significativa na mistura para que a ECU "aprenda" com segurança qual é a nova mistura de combustível presente no tanque e não só pelo fato do combustível novo ter que preencher toda a linha do sistema ), ou seja, justamente para informar a ECU o mais rápido possível se o combustível é o mesmo ou houve alteração na mistura depois do último desligamento/abastecimento, para rapidamente retomar a estratégia anterior ou adotar progressivamente uma nova ( uns 5km depois ) de acordo com que a sonda lambda 1 está informando. Na fase de partida a frio a leitura da sonda lambda não será considerada se a ECU não detectar variação considerável no nível de combustível proveniente do último desligamento, ou seja pode empregar o mesmo fator anterior que estará seguro para a combustão. |