(02/06/2013 18:53)ricardo.gorga Escreveu: (28/05/2013 10:09)soak78 Escreveu: Voltando ao assunto de consumo.
este fds fiz uma viagem ao todo de 640km no alcool para curtir o carro na estrada e colocar na fase de amaciamento.
Deu uma melhorada na questão consumo, pois no dia que tirei da loja ele ZERO km, fui para o guarujá- SP e na estrada no computador marcava 7,5 no alcool.
Agora com um pouco mais de 1000km rodados ele marcou 8,5 no alcool na estrada, vi que deu uma melhorada e espero que melhore mais.
Pelo manual diz que a fase de amaciamento é de 3000km entao tenho mais uns 2000k pela frente.
Percebi tambem que em 100kh antes a rotação ficava em 3000rpm hoje percebi que eu mantendo os 3000rpm na estrada ele fica em 110kh e em 120kh fica em 3200rpm.
Acho que por isso percebo que o motor esta se soltando mais.
Soak78, o amaciamento do motor não muda em nada a relação de marchas do carro, o que pode ter acontecido e que como seu carro é automático, quando você viu da primeira vez o carro estava em uma marcha mais baixa, porem como a diferença foi pequena pode ter sido ate um erro de paralaxe...
Quanto ao amaciamento, realmente faz diferença sim no consumo, embora hoje em dia os motores não precisem tanto amaciar como antigamente por conta do processo de fabricação ser bem mais preciso, o motor e feito de muitas partes móveis e elas precisam se "assentar". Por exemplo, os aneis de segmento durante o amaciamento vão criando micro-ranhuras nas paredes da câmara de combustão que depois de finalizado o processo de amaciamento do motor vão diminuir o atrito entre as peças, o atrito significa perda de energia (potencia) do motor, então quanto menos atrito melhor. esse processo acaba gerando detritos (limalha) que vão se acumulando no óleo do motor, por isso a primeira troca de óleo ser em um tempo menor do que as outras.
Agora imagina esse processo ocorrendo em todo o motor, diminuindo o atrito em todas as partes moveis dele, no final há sim uma diferença no consumo, visto que se tem uma considerável diminuição das perdas energeticas.
agora tem um ponto importante a destacar, voce pode amaciar o motor como manda o manual, que é o chamado "soft break-in" que em uma tradução livre seria o amaciamento lento, ou pode amaciar usando o "hard break-in" que seria algo como amaciar o motor no pau, que segundo dizem gera mais potencia e menos desgaste no motor, quem tiver interesse é só pesquisar no google que tem muito material e videos sobre o assunto, eu já amaciei dois carros meus assim, e posso dizer que os dois tinham o motor bem solto.
quanto ao consumo se eu fosse voces não confiaria muito no computador de bordo não, eu faria como o Bizan fez para ter certeza do consumo.
A diferença do RPM pode ser tbm pq as vezes o sistema eletrônico da caixa do logan não joga 100% da pressão do óleo o tempo todo, ele entende que vc quer deixar o carro "solto" ou algo assim, eu vejo muito bem isso no meu carro quando solto o acelerador num plano, o carro continua andando na inércia, e quando estou numa descida o mesmo "segura" o carro. Este comportamento as vezes ocorre no plano e ao soltar o acelerador o carro "freia" com o motor ao invés de deixar solto. Em primeira marcha percebo bem isso, pq ele tem um limite, acredito que seja algo relacionado a velocidade na qual vc sente a caixa "travando mais" e o rpm desce mesmo o carro estando na mesma marcha (acontece no modo sequencial por isso reparei que fica na mesma marcha). Todo processo é bastante suave e sem trancos, mas perceptÃvel. Já se vc acelera tudo, isso não acontece, o carro deve aumentar 100% da pressão de óleo da caixa e vai passando direto as marchas sem esta "transição".
Com relação ao consumo, o meu carro está melhorando sim, já está com praticamente 3 mil Km e o consumo não baixa de 7 na cidade com gasolina(normalmente fica mais perto de 8), mesmo em semanas de transito completamente parado. Tinha um 206 1.4 manual que fazia 9, até agora a diferença no conforto do motor mais forte e do cambio automático estão compensando, e muito, esta pequena diferença no consumo!
Resumo, o Logan automático tem se mostrado muito melhor do que eu imaginava que fosse!!
Abs!