|
Logan 1.6 16V Automático amaciando - consumo
|
|
02/06/2013, 18:53
|
|||
|
|||
RE: Logan 1.6 16V Automático amaciando - consumo
(28/05/2013 10:09)soak78 Escreveu: Voltando ao assunto de consumo. Soak78, o amaciamento do motor não muda em nada a relação de marchas do carro, o que pode ter acontecido e que como seu carro é automático, quando você viu da primeira vez o carro estava em uma marcha mais baixa, porem como a diferença foi pequena pode ter sido ate um erro de paralaxe... Quanto ao amaciamento, realmente faz diferença sim no consumo, embora hoje em dia os motores não precisem tanto amaciar como antigamente por conta do processo de fabricação ser bem mais preciso, o motor e feito de muitas partes móveis e elas precisam se "assentar". Por exemplo, os aneis de segmento durante o amaciamento vão criando micro-ranhuras nas paredes da câmara de combustão que depois de finalizado o processo de amaciamento do motor vão diminuir o atrito entre as peças, o atrito significa perda de energia (potencia) do motor, então quanto menos atrito melhor. esse processo acaba gerando detritos (limalha) que vão se acumulando no óleo do motor, por isso a primeira troca de óleo ser em um tempo menor do que as outras. Agora imagina esse processo ocorrendo em todo o motor, diminuindo o atrito em todas as partes moveis dele, no final há sim uma diferença no consumo, visto que se tem uma considerável diminuição das perdas energeticas. agora tem um ponto importante a destacar, voce pode amaciar o motor como manda o manual, que é o chamado "soft break-in" que em uma tradução livre seria o amaciamento lento, ou pode amaciar usando o "hard break-in" que seria algo como amaciar o motor no pau, que segundo dizem gera mais potencia e menos desgaste no motor, quem tiver interesse é só pesquisar no google que tem muito material e videos sobre o assunto, eu já amaciei dois carros meus assim, e posso dizer que os dois tinham o motor bem solto. quanto ao consumo se eu fosse voces não confiaria muito no computador de bordo não, eu faria como o Bizan fez para ter certeza do consumo. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda