Logan Clube do Brasil
Cãmbio em primeira marcha - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Cãmbio em primeira marcha (/thread-3235.html)

Páginas: 1 2


Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 14/10/2015 22:55

Pessoal,
boa noite.

Sou novato no transito e comprei um novo logam 1.0 ano passado.

O carro está se quer chego aos mil km ainda, pois ando pouco.

Tenho percebido algo estranho quando passo a primeira marcha, após o carro estar em movimento. P

Antes na segunda era questão de costume e postura ao voltar para segunda puxando para a perna, o que eu não fazia com frequência. Tentava ir direto da terceira para segunda, sem puxar para a perna. Isso eu já superei.rs

Nos momentos que reduzo para engatar a primeira marcha, por exemplo, subir uma ladeira e parada obrigatória, ao sair da terceira ou segunda marcha para a primeira, parece que fica travada, ou fica agarrado e depois de forçar bem ele engata.

Quando o carro está parado na garagem, eu faço os mesmos movimentos, seja em qualquer posição ele a primeira entra normalmente lisinha.

Isso ocorre somente quando o carro está em movimento na pista.

Já me disseram que eu não estou pisando na embreagem até o final, mas não é isso.

O que pode estar ocorrendo?

Obrigado.


RE: Cãmbio em primeira marcha - fabio2.0 - 15/10/2015 17:07

O meu logan 2011 eu sinto exatamente isso! O meu tbm é 1.0... To ate me acostumando com isso


RE: Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 15/10/2015 18:49

você já teve outros carros pelo visto, certo?

será que é normal? ou é problema?

o carro é novo....zero bala...

Abs.

(15/10/2015 17:07)fabio2.0 Escreveu:  O meu logan 2011 eu sinto exatamente isso! O meu tbm é 1.0... To ate me acostumando com isso



RE: Cãmbio em primeira marcha - Storm25 - 16/10/2015 01:56

Se acha que tem algum problema, reclame a garantia, ela serve pra resolver problema, depois que acabar não vão lhe atender em nada e ainda vão dizer que a culpa é sua.

Pode ser problema no trambulador ou qualquer outra coisa.


RE: Cãmbio em primeira marcha - ialan - 16/10/2015 13:54

Normalmente a primeira entra sim com um pouquinho dificuldade em rotação elevada, mas quando vai reduzindo entra normal, já e meu 3 carro e todos são assim.


RE: Cãmbio em primeira marcha - ARSousa - 16/10/2015 22:20

Tenho um Logan Dyn 1.6 8v 13/14 24mil km e isso acontece mesmo. Não descobri o motivo, mas ele tem uma certa resistência para reduzir, tanto de 3a para 2a e 2a para 1a marcha. Quem construiu esse carro, será que não percebeu a necessidade de redução nesses níveis?
E o pior que no meu caso, até reportei aqui, ele trava na 5a marcha, e dá a maior canceira para reduzir... Vamos que vamos.Sorrisão


RE: Cãmbio em primeira marcha - fcrosa - 17/10/2015 01:52

Todos os carros que tive, com o carro em movimento sempre teve bastante resistencia para passar para a 1ª. A primeira é somente uma marcha para ser usada no momento da arrancada, e as reduções para ela tem que serem feitas com o carro praticamente parado.


RE: Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 17/10/2015 09:43

Amigos,

conversando com taxista ontem é isso mesmo.

O problema é que como o carro é grande e com motor 1.0, eu fico com medo de morrer ou ficar lento nas situações de transição de cruzamento, por exemplo. Eu geralmente tentava prosseguir de segunda, mas o carro em alguma situações não consegue devido a potencia do motor.

O meu medo, foi que ele me disse que se eu continuar fazendo isso, posso quebrar o câmbio e ai fiquei preocupado.

Alguém comentou que na transição ocorre a mesma coisa e realmente, no inicio eu tinha dificuldade na redução para a segunda, porém de tanto praticar, acabei me acostumando a ter que reduzir o carro bem antes da lombadas e fazer a passagem da marcha bem devagar seguindo praticamente o caminho do cambio a risca. Se tentar ir na pressão, acontece a mesma situação, parece que agarra.

No caso da segunda eu tenho certeza que eu estava sendo ignorante e tentando puxar direto e agora já encontrei o movimento certo.

Agora redução para primeiro, realmente fique preocupado.

Sendo um 1.0, para subir ladeira ou até mesmo pequena subidas o motor não aguenta e eu preciso rapidamente passar a primeira e agora ficarei com medo de forçar o câmbio.

Vou ter que me acostumar a parar antes e ir de primeira ao invés de deixar o carro reclamar durante a subida, assim eu evito a passagem brusca da segunda para primeira durante a subida ou parada transição em cruzamentos.

Primeiro carro, primeira habilitação... vamos que vamos...

Fico mais feliz de saber que não é um problema. Piscada

Obrigado pelas dicas.


RE: Cãmbio em primeira marcha - ialan - 17/10/2015 17:35

Peça para alguém dirigir seu carro numa subida na mesma condição e observe como ele faz!


RE: Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 17/10/2015 18:54

ialan, depende muito meu colega.

Eu já fiz isso e por incrível que pareça, eu consegui sair com o carro sem deixar ele descer melhor do que outra pessoa que já dirige a anos.

Isso é muito relato em relação ao carro da pessoa que irá fazer o teste comigo.

Eu fiz o teste hoje e realmente é o que me disseram.

O carro não agarra o cambio em primeira, apenas quando ele está totalmente parado. Se ele estiver se locomovendo, seja o mínimo possível, a primeira entra com dificuldade. Ele parado totalmente, a primeira entra lisa, lisa.

Perfeito!

Na ladeira eu estou praticando e fazendo bastante debreação e o carro vai bem, a questão é nas transições rápidas. Por exemplo, hoje eu vinha numa subida simples de terceira, no quebra mola passei a segunda e precisei pegar uma subida um pouco mais ingrime.

Bom, continuei de segunda e ele foi bem, mas logo a frente tinha um cruzamento, de segunda dei uma freiada e tentei continuar, pronto ele chorou! É nessa hora com ele ainda em movimento, pouco, mais ainda em movimento que eu preciso passar a primeira para continuar.

O que eu precisarei passar a fazer é, fazer uma parada total do carro e sair de primeira debreando para ele não descer. Mesmo usando freio de mão.

É questão de prática e hábito mesmo. Mas acredito que um carro mais potente eu não teria essas dificuldades, ou pelo menos, reduziria.

Obrigado.