![]() |
|
Cãmbio em primeira marcha - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: Cãmbio em primeira marcha (/thread-3235.html) Páginas: 1 2 |
Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 14/10/2015 22:55 Pessoal, boa noite. Sou novato no transito e comprei um novo logam 1.0 ano passado. O carro está se quer chego aos mil km ainda, pois ando pouco. Tenho percebido algo estranho quando passo a primeira marcha, após o carro estar em movimento. P Antes na segunda era questão de costume e postura ao voltar para segunda puxando para a perna, o que eu não fazia com frequência. Tentava ir direto da terceira para segunda, sem puxar para a perna. Isso eu já superei.rs Nos momentos que reduzo para engatar a primeira marcha, por exemplo, subir uma ladeira e parada obrigatória, ao sair da terceira ou segunda marcha para a primeira, parece que fica travada, ou fica agarrado e depois de forçar bem ele engata. Quando o carro está parado na garagem, eu faço os mesmos movimentos, seja em qualquer posição ele a primeira entra normalmente lisinha. Isso ocorre somente quando o carro está em movimento na pista. Já me disseram que eu não estou pisando na embreagem até o final, mas não é isso. O que pode estar ocorrendo? Obrigado. RE: Cãmbio em primeira marcha - fabio2.0 - 15/10/2015 17:07 O meu logan 2011 eu sinto exatamente isso! O meu tbm é 1.0... To ate me acostumando com isso RE: Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 15/10/2015 18:49 você já teve outros carros pelo visto, certo? será que é normal? ou é problema? o carro é novo....zero bala... Abs. (15/10/2015 17:07)fabio2.0 Escreveu: O meu logan 2011 eu sinto exatamente isso! O meu tbm é 1.0... To ate me acostumando com isso RE: Cãmbio em primeira marcha - Storm25 - 16/10/2015 01:56 Se acha que tem algum problema, reclame a garantia, ela serve pra resolver problema, depois que acabar não vão lhe atender em nada e ainda vão dizer que a culpa é sua. Pode ser problema no trambulador ou qualquer outra coisa. RE: Cãmbio em primeira marcha - ialan - 16/10/2015 13:54 Normalmente a primeira entra sim com um pouquinho dificuldade em rotação elevada, mas quando vai reduzindo entra normal, já e meu 3 carro e todos são assim. RE: Cãmbio em primeira marcha - ARSousa - 16/10/2015 22:20 Tenho um Logan Dyn 1.6 8v 13/14 24mil km e isso acontece mesmo. Não descobri o motivo, mas ele tem uma certa resistência para reduzir, tanto de 3a para 2a e 2a para 1a marcha. Quem construiu esse carro, será que não percebeu a necessidade de redução nesses níveis? E o pior que no meu caso, até reportei aqui, ele trava na 5a marcha, e dá a maior canceira para reduzir... Vamos que vamos.
RE: Cãmbio em primeira marcha - fcrosa - 17/10/2015 01:52 Todos os carros que tive, com o carro em movimento sempre teve bastante resistencia para passar para a 1ª. A primeira é somente uma marcha para ser usada no momento da arrancada, e as reduções para ela tem que serem feitas com o carro praticamente parado. RE: Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 17/10/2015 09:43 Amigos, conversando com taxista ontem é isso mesmo. O problema é que como o carro é grande e com motor 1.0, eu fico com medo de morrer ou ficar lento nas situações de transição de cruzamento, por exemplo. Eu geralmente tentava prosseguir de segunda, mas o carro em alguma situações não consegue devido a potencia do motor. O meu medo, foi que ele me disse que se eu continuar fazendo isso, posso quebrar o câmbio e ai fiquei preocupado. Alguém comentou que na transição ocorre a mesma coisa e realmente, no inicio eu tinha dificuldade na redução para a segunda, porém de tanto praticar, acabei me acostumando a ter que reduzir o carro bem antes da lombadas e fazer a passagem da marcha bem devagar seguindo praticamente o caminho do cambio a risca. Se tentar ir na pressão, acontece a mesma situação, parece que agarra. No caso da segunda eu tenho certeza que eu estava sendo ignorante e tentando puxar direto e agora já encontrei o movimento certo. Agora redução para primeiro, realmente fique preocupado. Sendo um 1.0, para subir ladeira ou até mesmo pequena subidas o motor não aguenta e eu preciso rapidamente passar a primeira e agora ficarei com medo de forçar o câmbio. Vou ter que me acostumar a parar antes e ir de primeira ao invés de deixar o carro reclamar durante a subida, assim eu evito a passagem brusca da segunda para primeira durante a subida ou parada transição em cruzamentos. Primeiro carro, primeira habilitação... vamos que vamos... Fico mais feliz de saber que não é um problema. ![]() Obrigado pelas dicas. RE: Cãmbio em primeira marcha - ialan - 17/10/2015 17:35 Peça para alguém dirigir seu carro numa subida na mesma condição e observe como ele faz! RE: Cãmbio em primeira marcha - Sandro Alves - 17/10/2015 18:54 ialan, depende muito meu colega. Eu já fiz isso e por incrível que pareça, eu consegui sair com o carro sem deixar ele descer melhor do que outra pessoa que já dirige a anos. Isso é muito relato em relação ao carro da pessoa que irá fazer o teste comigo. Eu fiz o teste hoje e realmente é o que me disseram. O carro não agarra o cambio em primeira, apenas quando ele está totalmente parado. Se ele estiver se locomovendo, seja o mínimo possível, a primeira entra com dificuldade. Ele parado totalmente, a primeira entra lisa, lisa. Perfeito! Na ladeira eu estou praticando e fazendo bastante debreação e o carro vai bem, a questão é nas transições rápidas. Por exemplo, hoje eu vinha numa subida simples de terceira, no quebra mola passei a segunda e precisei pegar uma subida um pouco mais ingrime. Bom, continuei de segunda e ele foi bem, mas logo a frente tinha um cruzamento, de segunda dei uma freiada e tentei continuar, pronto ele chorou! É nessa hora com ele ainda em movimento, pouco, mais ainda em movimento que eu preciso passar a primeira para continuar. O que eu precisarei passar a fazer é, fazer uma parada total do carro e sair de primeira debreando para ele não descer. Mesmo usando freio de mão. É questão de prática e hábito mesmo. Mas acredito que um carro mais potente eu não teria essas dificuldades, ou pelo menos, reduziria. Obrigado. |