Logan Clube do Brasil
Velocidades recomendadas para troca de marcha. - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-3.html)
+--- Fórum: Bate-papo (/forum-8.html)
+--- Tópico: Velocidades recomendadas para troca de marcha. (/thread-165.html)

Velocidades recomendadas para troca de marcha. - wilsonk - 26/06/2010 18:25

Será que alguém pode me ajudar?
Gostaria de saber quais são as velocidades recomendadas para troca de marcha do Logan 1.6 8V.

Re: Velocidades recomendadas para troca de marcha. - Admin - 27/06/2010 11:47

No manual não tem as informações?

Re: Velocidades recomendadas para troca de marcha. - Mr. Car - 02/07/2010 21:54

Citar:No manual não tem as informações?

Não tem isto, e não tem um monte de outras coisas. Acho o manual do Logan beeeeeeeeem fraquinho.

Re: Velocidades recomendadas para troca de marcha. - wilsonk - 09/07/2010 10:53

Entrei em contato por e-mail com a Renault, e me informaram que era para eu procurar um técnico na autorizada.
Foi o que eu fiz, não obtendo sucesso, pois quando falei com o técnico, ele me disse que não sabia, e que isso dependeria da maneira de cada um dirigir. a maneira de cada um dirigir interferi no consumo, mas a velocidade ideal par a troca de marcha é recomendado para todos.
Enfim continuo sem a resposta.

Re: Velocidades recomendadas para troca de marcha. - Anonymous - 09/07/2010 13:17

Acho que não existe "velocidade certa" pra trocar de marcha. O que existe é a faixa de rotação ideal do motor (que é a média entre a rotação de máximo torque e a rotação de máxima potência), ou seja, se o motor acelerar acima dessa faixa ideal, pode ser hora de fazer a troca de marcha, a nao ser que você realmente precise utilizar a máxima potência do motor, subindo até as altas rotações (como em ultrapassagens).

Vou fazer uns cálculos por aqui e depois falo mais sobre isso.

Abraço.

Re: Velocidades recomendadas para troca de marcha. - Admin - 10/07/2010 12:01

Ridículo essa posição da Renault.

Re: Velocidades recomendadas para troca de marcha. - wilsonk - 19/07/2010 11:37

Até entendo que o ideal é a rotação para mudança de marcha e não a velocidade, mas nem isso consiguiram me responder na Renault. Por experiência própria cheguei a conclusão que o ideal é ficar entre 1.500 e 2.500 RPM.
Obrigado por todos que tem lido o tópico e dados opniões.

Re:Velocidades recomendadas para troca de marcha. - Edimor - 30/07/2011 22:09

No caso do 1.6 se quiser números de consumo melhores não troque acima de 2.500, a partir daí o bicho pega. Meu Logan é bem sensível a mudanças de "tocada", não sei dizer se todos são assim.

Re:Velocidades recomendadas para troca de marcha. - robson - 31/07/2011 06:27

no meu Logan 1.6 8V já sinto o motor começar a ficar " brabinho " a partir dos 2000 RPM, então costumo fazer a troca de marcha em torno de 2500 porque é bem notável a pedida de marcha ( lembrando que o torque máximo está em 2700 ), e já li e ouvi de mecânicos o cuidado que temos que ter ao andar em rotações abaixo de 2000, não é ideal para a lubrificação do motor, portanto quem leu a matéria da 4 rodas sobre condução mais econômica, cuidado.

Re:Velocidades recomendadas para troca de marcha. - deliohc - 01/08/2011 16:44

Confirmo os relatos dos donos de 1.6 8v. Tava trocando marchas na entre 2500 e 3000 rpm, achei que estava consumindo muito. Passei a trocar entre 2000 e 2500 e o consumo teve uma sensível melhora. Agora esse teste eu fiz mantendo o mesmo padrão de carga e condução (ar condicionado só no calor). Só pra ter uma idéia, um a noite o carro tava de lotação completa, no álcool, ar condicionado, e subindo ladeira, aí não teve outra, a rotação teve de subir e o consumo tb.